Princípios Básicos da Linguagem JAVA Parte I

JAVA é uma linguagem de programação orientada a objectos proveniente da Linguagem C++ também oriantada a objectos. A (POO) Programação Orientada a Objectos tem um simples pressuposto: Tudo no mundo é um objecto. Os objectos possuem propriedades e estados, por exemplo: Um carro pode acelerar e travar, pode ter ou não um farol. Existem objectos que surgem a partir de outros, herdando suas características, o que dá-se o nome de Herança, em POO. Um exemplo prático são as pessoas, nascem herdando características como (boca,pernas, braços, etc). Existem casos em que a pessoa tem 21 dedos. A estes casos dá-se o nome de especialização. A Orientação Objectos facilita a modelação de softwares, ao contrário da programação estruturada (Pascal, C).


Em POO os objectos são construídos a partir de classes. Eu disse, construídos porque toda a classe tem um método chamado construtor. Este método é que constrói o objecto para nós. Faz sentido, afinal, não podemos construir algo sem sabermos que material será necessário para tal. os construtores informam-nos sobre o material necessário para construirmos o objecto. Podem existir vários meios de se construir uma mesma coisa, ou seja, vários construtores para uma mesma classe.

Você deve estar pensado:
sempre que eu escrever uma classe, terei que escrever o construtor.


Não precisa. Se você não escrever o construtor, a linguagem java cria um constutor sem parâmetros(requisitos) para sí automaticamente, assim, voce pode criar objectos usando a instrução:

 
Nome_da_classe nome_da_variave;
Um exemplo prático são as String's. Veja o seguinte exemplo:


String nome_completo;


Basta escrever o nome da classe e o nome da variàvel, nós construímos um objecto com o nome da variàvel, ou seja, de acordo com o exemplo ateriormente apresentado, nome_completo é um objecto do tipo String.


Ja que falamos de construtores, por quê não deixar um pouco mais claro o que é um construtor? Vamos a isso.


Um construtor é um método público sem retorno com o nome da classe onde ele foi escrito. Mais adiante eu darei um exemplo claro.


Um programa em Java


Em linguagem Java, só é programa, aquela classe que tiver um método chamado main com a seguinte estrutura:


public static void main(String args[]){


}



Este método não tem retorno de valor, ou seja, o retorno é void.


Se não percebe o que é um método, vou tentar esclarecer-lhe:
Método é aquilo que em linguagem pascal chamamos de procedimentos e funções. Em java um método com retorno void, corresponde a um procedimento em pascal, um método com qualquer outro tipo de retorno corresponde a uma função em pascal.


Toda aquela classe que contiver este método, é um programa. Por quê? Boa pergunta. Na verdade, em linguagem Java, quando um programa é executado, a linguagem procura pelo método main e executa todas as instruções nele contidas. Quando as instruções acabam, o programa termina (se for o caso). Se não contiver o método main, significa que não é um programa.

Tipos Primitivos 
A liguagem Java possui os seguintes tipos primitivos/Tipos valor:

  • Inteiros: byte(8 bits), short(16 bits), int(32 bits) e long(64 bits);
  • Ponto Flutuante: float(32 bits) e double(64 bits);
  • Caracteres: char (16 bits unsigned integer);
  • Booleano: boolean (true e false);
Tipos Object
Esta é a lista infinita de tipos Object da liguagem java:
  • String;
  • Qualquer classe que voce criar;
Case sensitive
A liguagem Java é sensível a maiúsculas e minúsculas, ou seja, em liguagem java, mario é diferente de Mario, que também é diferente de mariO e de maRio. Preste muita atenção para nao escrever Main no lugar de main.


Instrução de Saída de dados
Existem várias instruções para saída de dasos em java, mas, vou apenas mostrar como usar uma instrução

//primeira instrucao
System.out.print(String);
//segunda instrucao
System.out.println(String);



Se quisermos imprimir o texto "bem-vindo ao Java" podemos assim o fazer:

System.out.print("bem-vindo ao Java");
System.out.println("bem-vindo ao Java");



Qual será a diferença?
Quando usamos a primeira instrução, o texto é escrito na consola e o cursor permanece na mesma linha, enquanto que quando usamos a segunda instrução, o cursor passa para a linha seguinte.


Estrutura básica de uma classe

[<modificador_de_acesso>] class <nome_da_classe>{


}

  • O modificador de acesso é opcional e será explicado em futuros artigos do blogue.
  • class - é uma palavra reservada da linguagem JAVA.
  • O nome da classe deve obedecer às regras para a criação de identificadores em java:
  1. não pode ser uma palavra-reservada (palavra-chave);
  2. não pode ser true nem false - literais que representam os tipos lógicos (booleanos);
  3. não pode ser null - literal que represanta o tipo nulo;
  4. não pode conter espaços em brancos ou outros caracteres de formatação;
  5. deve ser a combinação de uma ou mais letras e dígitos UNICODE-16. Por exemplo, no alfabeto latino, teríamos:
    • letras de A a Z (de \u0041 a \u005a);
    • letras de a a z (de \u0061 a \u007a);
    • sublinha _ (\u005f);
    • cifrão $ (\u0024);
    • dígitos de 0 a 9 (de \u0030 a \u0039).
Observação 01: caracteres compostos (acentuados)
{ e } são delimitadores de blocos, o que em pascal chamaríamos de begin e end.

A nossa primeira Classe

class Primeira{

}
Esta é uma simples classe.

O nosso primeiro programa
class Programa{

public static void main(String args[]){

  System.out.println("Nunca fizeste algo tao facil na vida");  
  }

}
Este programa simplesmente exibe a mensagem "Nunca fizeste algo tao facil na vida". Fique a espera do próximo artigo, até a próxima, colegas & amigos.




Referências
http://www.di.ufpe.br/~java/verao/aula2/aula2.html
http://www.devmedia.com.br/conceitos-da-linguagem-java/5341
http://pt.wikibooks.org/wiki/Java/Identificadores

1 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mário,

Muito bacana sua forma de explicar o processo de programação Java.

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