Princípios Básicos da Linguagem JAVA Parte II

"Não se pode fingir para a nossa própria mente. Não tente enganá-la."
Mário Júnior


Declaração de variàveis

Uma variàvel é nome ao qual são atribuídos valores, tal nome armazena seus dados na memória. Cada tipo de dados ocupa um determinado espaço na memória. Quando declaramos uma variàvel informamos automaticamente quanto espaço ela precisa. Como assim? O tipo de dados é que armazena essa informação, nós só precisamos dar nome à nossa variàvel.
Primeiro escrevemos o tipo de dados e depois o nome da variàvel. Se quisermos declarar uma variàvel do tipo inteiro fazemos assim:
O nome da nossa variàvel é idade, do tipo int. Se quiséssemos declarar uma variàvel real faríamos:
//Declarando variàvel do tipo primitivo
tipo_de_dados_primitivo nome_da_variavel;



//Declarando uma variàvel real com precisão simples
float altura;


Preste muita atenção nesta frase: Os tipos primitivos não têm construtores. Por quê? Porque não são objectos. Lembre-se que qualquer classe que voce escrever passa a fazer parte do conjunto dos tipos de dados (Object). Como faríamos para declarar uma variàvel do tipo Object? Na verdade, uma variàvel nunca é do tipo objecto, ela simplesmente aponta para um Objecto, então volto a fazer a pergunta: Como faríamos para declarar uma variàvel que aponta para um Objecto? Primeiro escrevemos o nome da tipo de dados, nesse caso, o nome da classe e depois o nome da variàvel;

//Como declarar uma variavel de um tipo Object
tipo_de_dados nome_da_variavel;

Vamos escrever uma simples classe:

public class Carro{

}
....

Declarando uma variàvel que aponta para um objecto carro:

Carro bmw;
/*Quando fazemos isto, a nossa variàvel aponta para um objecto que não existe(nulo).
Nós simplesmente criàmos o nome de uma variàvel que deve apontar para um objecto 
do tipo Carro e que ainda não apontou. 
Para fazermos a nossa variàvel bmw apontar para um objecto Carro temos que usar 
o sinal de igualdade e informar o Carro para o qual a variàvel deve apontar, 
neste caso, um novo carro:*/

//Corregindo temos:
Carro bmw = new Carro();


A palavra reservada new indica que estamos criando um novo objecto. O método Carro() é o construtor que foi criado automaticamente pela linguagem, poderíamos ter escrito o nosso próprio Construtor. Acabamos de construir um Objecto do tipo Carro e uma variàvel que aponta para tal Objecto. Não me diga que é difícil por favor... Acabamos de o fazer...

Uma String
String é uma cadeia de caracteres, ou seja, um agrupamento de variàveis do tipo char (Tipo primitivo), mas, String é um tipo Object em Java. Não entedeu ainda? 'I' é um char, "ISTO" é uma string. Acho que agora sim. Como provar que String é do tipo Object? Muito simples: provando que tem um construtor:

//Uma String unsando um dos construtores da classe
String str= new String("Beginner");

Desta maneira nós declaramos uma variàvel de nome str, que aponta para um Objecto do tipo String. Poderíamos tê-lo feito da seguinte maneira:
//Uma string sem construtor
String str="Beginner";


Calma ai! O que é isso? Com certeza, foi isso que passou pela sua cabeça. Eu já te explico: Lembra quando eu disse que 'I' é um caractere (char) e "ISTO" é uma cadeia de caracteres, então, "ISTO" é uma string não é? A variàvel str aponta para a String "Beginner". Voltando ao exemplo do carro, o que fizemos agora, é o mesmo que fazer:

//Um exemplo do mesmo tipo
Carro chaser = new Carro();
Carro mark2 = chaser; 


Estamos igualando duas variàveis que apontam para dados do mesmo tipo, ou melhor, para o mesmo Objecto. Percebeu agora? Acho que sim.


Visibilidade de uma variàvel
Se a variàvel for declarada dentro de um método, ela só é visível para esse método. Importa referir que quando declara-se uma variàvel dentro de um método não se pode colocar um modificador de acesso porque automaticamente essa variàvel será privada.

A visibilidade de uma variàvel dentro de uma classe depende do modificador de acesso. O modificador de acesso define quem pode e quem não pode aceder à classe. Por enquanto vamos considerar o modificador public e o modificador private. Quando usamos o modificador public em uma varivel dentro de uma classe estamos dizendo que tal variavel estará visível para outras classes, podendo fazer alterações directas. Quando usamos o modificador private em uma variàvel dentro de uma classe estamos exactamente dizendo o contrário.



0 comentários:

Enviar um comentário